31.1.06

Macarrão caseiro

Aqui está uma receita de massa de macarrão caseiro.
O bom é que dá pra fazer pequenas alterações na massa para ficar ao seu gosto.
Hummmmm...


Ingredientes
500g de farinha de trigo
5 ovos
1/2 xícara (café) de óleo
2 colheres (sobremesa) de sal
trigo para polvilhar


Preparo
Coloque o trigo em uma superfície lisa e faça um buraco no meio. Coloque os ovos, o óleo e o sal e misture bem e sove até a massa ficar homogênea.
Deixe descansar por 1 hora.
Divida a massa em 4 partes.
Abra a massa com um rolo sempre polvilhando a farinha de trigo para não grudar.
Deixe a massa esticada descansar por 1 hora para secar.
Em seguida enrole como um rocambole e com uma faca bem afiada corte na largura desejada (talharim, espaguete ou espaghetini, lasanha, etc).
Com a massa já cortada, salpique mais farinha de trigo e vá desenrolando o macarrão. Deixe secar por mais 1 hora.

Cozinhe em 5 litros de água fervente, com um fio de óleo e sal à gosto. Cozinhe em partes, não coloque todo de uma vez só.
O macarrão caseiro cozinha mais rápido que o macarrão industrializado. O macarrão estará cozido quando subir à superfície (igual nhoque).

31 comentários:

Anônimo disse...

oi,
essa massa dá pra congelar? e o capeletti que vcs ensinam ai no blog pode-se congelar tb?

Anônimo disse...

Olá, Patrícia.

Sim, essa massa e a do capeletti podem ser congeladas.


Até mais,
Grixx

POSTEI disse...

Melhor q usar farinha de trigo para povilhar é usar farinhade milho..

Anônimo disse...

dá para usar farinha de sêmola de grano duro. tanto na massa para que ela fique mais difícil de passar do ponto ou para deixá-la secar.

Unknown disse...

Gostaria de saber se posso congelar macarrão caseiro cru? E por quanto tempo? Na minha receita eu uso para 1kl de farinha, 4 ovos,sal e quase 1 copo de agua, será que essa massa irá escurecer se for congelada?

Sparrow disse...

Gostei deste site!
Muito Justo e Perfeito!
Parabéns aos Administadores.

Anônimo disse...

gostaria de saber como congelar a massa caseira?

Anônimo disse...

KD AS RESPOSTAS DAS PERGUNTAS ?

Unknown disse...

Olá eu adorei o site, tenho uma dúvida a massa pode ser congelada crua ou não?
Aguardo a resposta obrigada

walter disse...

GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA A MASSA NÃO FICAR QUEBRADIÇA APÓS SECAR

Anônimo disse...

ola amigo gostaria de saber para fazer o macarrao chines é o msm processo, pq me falaram que no caso tem que usar uma farinha especifica é verdade

Anônimo disse...

Ele já disse q a massa pode ser congelada... Adorei o site.. mas ainda tô descansando a massa.. espero q fique deliciosa obrigada !888

Unknown disse...

swpor favor alguem me ajuda alguem sabe receita de macarrrao caseiro com legumes na massa do macarraomacarrao caseiro sabor de legumes obrigada

Unknown disse...

swpor favor alguem me ajuda alguem sabe receita de macarrrao caseiro com legumes na massa do macarraomacarrao caseiro sabor de legumes obrigada

Unknown disse...

swpor favor alguem me ajuda alguem sabe receita de macarrrao caseiro com legumes na massa do macarraomacarrao caseiro sabor de legumes obrigada

eliane disse...

estou fazendo a massa já esta descansando espero que fique bom rss

Anônimo disse...

Ola Marcos!Meu nome é Ana,comprei uma maquina de fazer macarrão da malory buona pasta,a testura da massa é muito boa!assim que ela temina de bater,ela mesmo ja tem os bicos de formatos diferentes,de espaguete,fetutini etc,assim que termina de bater ela ja solta a massa no formato desejado,mas quando vou cozinha-la ela se quebra em pequenos pedaços,tenho que deixa-la secar antes do cozimento para não acontecer isso?por quanto tempo?Obrigado

Anônimo disse...

Huummm...parese q essa massa depois de pronta fica tão boa!!!!
XAU BJS!!!!!!!!!!!

Mayara disse...

Hum...q boa essa massa!!!!
tchal bjs!!!!..

Anônimo disse...

Estou com o mesmo problema do anônimo q tem a máq. Buona pasta. Tb tenho. Além de quebrar, gruda toda. Qual o segredo para dar certo? E as respostas, onde vejo? Obrigada.

100 disse...

hummmmmmmmmmmmmmm... que delicia nem prescisa lavar os pratos ja saem da mesa linpos

Anônimo disse...

i gente.. Assim,as massas feitas nas máquinas tem que ser um pouquinho mais secas, senão grudam mesmo. A minha indicação é diminuir a quantidade de claras de ovos pela metade..

Anônimo disse...

comi o bichinho gorinha, fiz sem maquina memo, tudo na mao...e óia.....fico bao!!!....mai bao memo....

mhell disse...

Ola, muito legal seu site, mas poderiam me informar o que posso fazer pra conservar mais a pasta fresca ou feita em casa, eu vendo mas se deixo alguns dias ela ja fica feia, teria uma opção pra que eu nao perdesse as massas?obrigada
se puder me mandar um e mail tb eu agradeço - mhell_c@hotmail.com
obrigada

Anônimo disse...

boa tarde. tentei fazer massas caseiras para colocar no mercado deixo bem consistente na maquina mas quando passo pela chapa de modelar grudam tudo e mais quando congelada preteia ou depois de cozida branqueia ou escureçe.

lis disse...

ja fiz massa caseirar com o rolo fico otima ,lembra da epoca da novela terra nostra peguei uma receita caseira no tempo da novela com a linda maria fernanda candido ,, axo q foi no video show muito bom pra fica melhor faço o molho tambem, pra valoriza sua receita da massa e bom apetite...

Inajá disse...

Gostaria de comercializar massas congeladas, seria melhor usar secante na massa para melhor conserva-lá? Ou só a farrinha de grano duro já é o suficiente? Obrigada.

Sara disse...

Quando eu era pequena minha mãe manhã domingo fizemos massas caseiras para a minha família, mas eu perdi esse hábito, agora siemplemente se eu me levanto e sentir vontade de comer algo rico ordeno um Delivery Moema

Unknown disse...

Faço uma maassa muito gostosa, não gruda na máquina, e não quebra depois que coloco para cozinhar. Quer saber o segredo?

Unknown disse...

Bom dia. Basta você colocar o legume de sua preferência no liquidificador, alguns podem ser cozidos antes de serem usados na mistura da massa. Depois de fazer esse processo você junta ao trigo. Lembrando que quando for bater no liquidificador, você deve acrescentar um ovo.

Unknown disse...

Bom dia. Basta você colocar o legume de sua preferência no liquidificador, alguns podem ser cozidos antes de serem usados na mistura da massa. Depois de fazer esse processo você junta ao trigo. Lembrando que quando for bater no liquidificador, você deve acrescentar um ovo.